top of page
DESTAQUES

Dia Mundial do Livro

Hoje é Dia Mundial do Livro, mas também é dia de virar o jogo



Dia Mundial do Livro terá mobilização nacional contra proposta de taxação dos livros


Em 23 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, o “povo do livro” propõe uma mobilização nacional de 24 horas de leitura nas redes sociais.


O objetivo é mostrar que os brasileiros de diferentes regiões e classes sociais leem e precisam de mais investimentos do poder público para a área.


O Viradão da Leitura é um posicionamento da sociedade civil contra a proposta de reforma tributária do ministro da Fazenda, Paulo Guedes, que prevê uma alíquota de 12% sobre os livros.


Na justificativa, o governo federal diz que “o livro é um produto de elite, e que essas pessoas podem pagar mais caro”.


Porém, conforme a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a classe C, além de leitora, é também consumidora de livros. Atualmente, 27 milhões de brasileiros enquadrados nesse estrato social se declaram leitores.


PARTICIPAR


Veja o passo a passo de como participar do Viradão da Leitura, mobilização nacional contra a taxação dos livros:


1) No dia 23 de abril, escolha um horário entre 00h01 e 23h59 e acesse ao vivo sua rede social preferida. Escolhemos o Instagram como rede predominante, mas você pode fazer em qualquer espaço virtual.


2) Faça uma live com a leitura de um poema, de um trecho de um livro ou de uma história. Use o tempo que quiser.


3) Ao final, poste a live e use as hashtags #viradaodaleitura, #naoataxacaodoslivros e #defendaolivro, assim poderemos acompanhar a mobilização nacional.

(Crédito das imagens: Arte de Tel Coelho / Mariana Massarani / Divulgação Carol de Lucca)


#PraCegoVer #PraTodosVerem Ilustração. Símbolo da SPN no canto superior direito. Em destaque, arte de Tel Coelho mostra um barco de papel decorado com desenhos feitos com lápis de cor como peixe, Sol, estrela-do-mar, uma menina e duas flores, além dos números 1, 2, 6 e as letras A, B. Mar azul em tom turquesa, céu azul, uma gaivota no céu e outra pousada em uma criança que está no barco. São quatro passageiros, sendo dois meninos e uma menina, todos sorrindo, e um cachorro marrom ao lado deles. Um dos garotos é negro, tem cabelo crespo castanho e usa um chapéu feito de origami. O outro tem pele branca, cabelo castanho curto, e usa um tapa-olho preto como um pirata. A menina tem pele branca e cabelo preto comprido, e está com os braços abertos. Ilustração de Mariana Massarani no segundo slide. Fundo azul e verde mostra o desenho de um prédio retratado apenas com linhas pretas. Nas janelas há retratos em preto e branco de pessoas, sendo homens e mulheres de diversas faixas etárias e perfis, dentre eles um bebê no carrinho e um índio com cocar. Todos aparecem lendo. Há uma oca e algumas árvores ao lado do edifício. Céu azul, sem nuvens, sol amarelo reluzente. Em destaque a frase "TODOS os brasileiros querem ler". Na parte de baixo, faixa preta com a seguinte inscrição em verde: "23/04 Dia Mundial do Livro - Viradão da Leitura - Mobilização Nacional e a hashtag #naoataxacaodolivro . Ilustração no terceiro slide. Fundo vermelho, texto em amarelo com a seguinte frase: "Uma casa sem livros é como uma casa sem janelas." Nome do autor Henrich Mann em letra cursiva branca abaixo da citação. Fim da descrição. (Legenda acessível por Bia Palumbo)

コメント


NOSSOS TEXTOS
NOSSO ARQUIVO
VENHA COM A GENTE
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
BUSCA POR TAGS
image0 (30).png
  • instagram-icone-icon-1.png
bottom of page